quarta-feira, 25 de junho de 2008

UMA VISITA QUE FEZ TODA DIFERENÇA

Temos orado pelo tempo em que virá a colheita? Mas o que significa colheita para você?
A colheita é o ato, é a ação de colher aquilo que se plantou. A Palavra de Deus diz: “ Aquilo que o homem semear, isso também colherá." (Gl. 6:7) Logo, uma colheita constitui a ceifa de tudo o que foi semeado, tanto do que é bom como do que é mau.a bom ou mal. O que você tem semeado? O que você deseja colher?
Em Mt. 13:39, Jesus disse: “...porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.” Isto significa que, mais pessoas virão a conhecer a Jesus do que em todo o tempo que transcorreu do Pentencostes até o dia de hoje. Antes do fim, o evangelho terá sido pregado a toda criatura, em todos os lugares da terra e toda pessoa terá tido a oportunidade de ouvir sobre Jesus. O conhecimento do Senhor cobrirá a terra como as águas cobrem o mar, e muitas cidades inteiras e algumas nações inteiras se converterão à Ele. E já estamos vivendo isto. A nós nos cabe cumprirmos o ide, anunciarmos o Seu nome a toda a criatura. Mc.16:15
Portanto, falarmos de colheita nestas últimas horas, é falarmos de conversão de almas, é falarmos em sairmos de nossa zona de conforto e irmos aos perdidos anunciando Jesus como Senhor e Salvador. O único capaz de nos libertar e mudar o destino do homem.
Um dia, eu e você vamos nos apresentar diante do Tribunal de Deus(Rm. 14:10-12). E o Senhor nos perguntará como materializamos a nossa fé nele? Segundo o que diz em Tg. 2:17 e I Jo. 3:17, materializo a fé me relacionando com gente como “eu”, falando do amor de Deus, vivendo os seus mandamentos, dando testemunho de quem Ele é em minha vida. Em Lc. 10:27 diz que quando ama ao meu próximo como a mim mesmo, quando o sirvo, o meu destino não é ferido. Deus nos chamou para servir ao próximo. Jesus é o nosso maior exemplo de servo, devemos imita-lo.
Deus nos fez com propósito. Há um destino traçado/escrito e que precisa ser realizado por cada um de nós. (Sl. 139:16). Deus te fez com o propósito de refletir a sua vida. Se não estamos refletindo, estamos falhando em algo e precisamos rever nossos princípios e valores. Significa que este mundo capitalista, consumista e egoísta nos fisgou.
Existimos para ele(Rm. 11:36). Fomos criados para a glória de Deus e para demonstrar Seus propósitos de amor na terra. Deus quer que sejamos cooperadores com seu propósito, e seu propósito e sermos uma família de muitos FILHOS SEMELHANTES A JESUS.
Mas para isto acontecer, você precisa manter o seu coração puro e humilde(Sl. 51:10-12), você não pode brincar com o pecado. (Rm 6:14), você tem que pedir que brilhe a luz do Senhor sobre a tua vida e o seu coração se mantenha puro para cumprir o seu chamado.
Deus tem te dado nomes de pessoas para você orar, chorar, clamar por libertação, salvação. Você tem que crer e declarar que Deus tem um maravilho plano para a vida de seu próximo. Você precisa perseguir com o seu entendimento e declarar que as escamas cairão, estas pessoas deixaram de estarem cegas e serão libertas do poder das trevas. Mas isto vai exigir de você uma tomada de posição, você terá que pagar o preço, seja com oração e jejum, afinal, Jesus disse: “Mas esta casta não se expele senão com oração e jejum.” (Mt. 17:21)
O Senhor é quem te habilitará para ganhar almas, ele te dará estratégias e te usará como um instrumento precioso.
Gostaria de compartilhar uma visita que fez toda diferença na vida de uma pessoa, este foi totalmente liberto e pode ser usado grandemente pelo nosso Deus em favor do seu povo e do Seu reino.
Estou falando da vida de Ananias, um homem que se dispôs à obedecer a voz de Deus e ir visitar à Saulo.
Em Atos 9:10-19, narra a visita de Ananias a Saulo, um homem que, conforme At. 9:1-9 era o cabeça da campanha de repressão ao cristianismo. No martírio de Estevão desempenhou papel oficial, e daí por diante, aonde os cristãos se dirigissem na sua dispersão, ali Saulo os perseguia, não somente na Palestina, como até em Damasco. Para as sinagogas desta última, levou uma carta do Sumo Sacerdote, autorizando-o a capturar e trazer para Jerusalém todo aquele que fugindo, procurasse refugiar-se na antiga cidade Síria. As ordens do Sumo Sacerdote eram acatadas nas sinagogas do Império. Mas, o nosso Deus é Deus e marcou um encontro com Saulo no caminho de Damasco. Um encontro que com certeza mudaria a sua vida. Não tem como não mudar a vida, é a vida do Senhor Jesus tocando a vida do pecador e trazendo libertação.
Quando Saulo caminhava para Damasco, “uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?” (At. 9:3,4) Neste momento, Jesus se apresentou. Saulo fora surpreendido por sua maravilhosa presença. Naquele momento os seus pecados começaram a ser confrontados. A sua cegueira veio para a luz(At. 9:8). Saiba que, quando estamos diante da presença do Senhor, não fica oculto, a área que precisa de libertação é exposta.
Saulo, abrindo os olhos não podia ver, com isto, foi guiado e levado para Damasco, onde por três dias esteve sem ver e durante os quais nada comeu e nem bebeu. Saulo foi levado para o lugar onde o Espírito Santo de Deus poderia fazer uma obra em sua vida.
Você precisa orar por aqueles que Deus tem te confiado para esta obra de salvação, com o propósito de que haja um encontro divino, que a sua luz venha e revele toda a cegueira, assim como foi com Saulo.
Em Atos 9:10-19, relata a visita de Ananias à Saulo. Gostaria de comentar cinco pontos para nos auxiliar a cumprir o chamado que o Senhor Jesus nos fez, que é irmos e alcançarmos aos perdidos.

1º - No - vers. 10 – Você é a resposta do Senhor para sua geração!
Quero dizer-lhe que, Ananias em hebraico significa – O Senhor tem sido gracioso e em grego significa – resposta do Senhor.
Deus tem te chamado, não importa o lugar onde você esteja, assim como Ananias, Deus tem sido gracioso com você e você é a resposta do Senhor para aquele que está perdido, melhor cego. Ananias foi para Saulo à resposta de Deus. Você é a respostas do Senhor para a sua geração. Ananias um servo pronto a ouvir e a obedecer a voz de Deus. Você está pronto como Ananias para ouvir, obedecer a sua voz e a dizer-lhe: Eis-me aqui, Senhor?
Diga para o Senhor que, há um discípulo em sua cidade e Ele pode contar com você para ser a resposta para a sua geração. Amém!

2º - No vers. 11 – Deus usa aquele que se dispõe a IR.
Deus diz: “Dispõe-te e vai...” Isto significa, tenha disposição e cumpra a missão.
Ananias tinha todos os motivos para questionar com Deus sobre Saulo – vers. 13 e 14 - ele relata que Saulo era um homem que perseguia os judeus, um homem mal, com alta disposição para oprimir, matar... mas conforme o texto, Ananias obedeceu.
Você está pronto a sair de seu conforto e ir falar de Jesus para seus parentes, amigos, vizinhos ou a quem Deus te mandar? Saiba que, Deus é especialista em criar situações para quebrar, transformar o homem, foi assim com Saulo.
Eu creio que os irmãos daquela época oravam, clamavam por Saulo. Nosso papel é orar, clamar! Você tem clamado pela salvação, pela transformação daqueles que o Senhor já te confiou?
Saiba que, Deus usa aquele que dispõe a ir, Ele é quem prepara o caminho!

3º - vers. 15 – O Senhor capacita os chamados.
Saiba que, se o Pai falou, Ele vai fazer! Ele é Deus que transforma os corações. Em Isaías 48:6 e 17, Deus é quem dá uma nova direção, um novo ensino à aqueles que Ele chamou para si. Deus diz para Ananias que Ele é quem daria esta nova direção e ensino para Saulo, só cabia ele confiar e ir cumprir o chamado.
Você e eu precisamos entender que, aqueles que o Senhor tem nos confiado para orarmos, clamarmos por salvação e libertação é um instrumento escolhido para cumprir os Seus propósitos. Se Ele falou, Ele vai fazer a obra! ”Se crerdes, verás a glória de Deus.” Vá e cumpra o chamado, o Senhor é que te capcitará. Amém!

4º - vers. 17 – Você está em rota de colisão com os perdidos.
Durante os três dias que Saulo este em Damasco sem ver, todos os seus pecados e práticas foram expostos para ele e Deus operou grandemente em sua vida. Mas, Deus enviou Ananias, para que através de sua vida fosse restituído a Saulo a visão, melhor, o verdadeiro propósito de sua existência.
Satanás foi envergonhado, Deus criou Saulo para ser um adorador e não um sanguinário. Deus criou Saulo para viver o melhor de Deus, para dar testemunho de um Deus fiel e justo. Saulo não foi chamado para ser cavalo de maldade. Mas, foi chamado para ser um pregador do evangelho, um apascentador. Assim como Deus alcançou a Saulo, Deus quer alcançar o "Saulo" por quem tu oras hoje! Deus coloca você em rota de colisão com os perdidos. Profetize com fé, que Deus te enviará ao Saulo por quem tu oras! Há um caminho já estabelecido para este encontro, creia!

5º - vers. 18 - A obediência ao chamado abre a porta para a COLHEITA
Nossa obediência ao chamado de Deus, faz as escamas caírem. No vers. 18, diz: “Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver.” Saulo foi liberto, pode levantar-se em uma nova dimensão em rumo ao que o Senhor já tinha preparado para ele.
Ananias foi obediente ao chamado e pode ver esta transformação. Saiba que, quando seguimos o destino profético, imediatamente as escamas caem, a porta para a colheita é aberta.
A visita de Ananias à Saulo fez toda diferença em sua vida.

Se você se dispuser como Ananias à ir visitar a quem Deus tem te mandado, creia, a sua visita fará diferença, pois você vai em nome do Senhor Jesus. Quando vamos, em nome daquele que nos enviou, as trevas caem, a luz de Deus entra e traz libertação àqueles que estão cativos. As pessoas se rendem à Jesus e o seu nome é glorificado.

Deus quer mudar o rumo desta igreja, Deus chamou esta igreja para despovoar o inferno e povoar os céus, é hora de sairmos de nossa zona de conforto, é hora de arregaçarmos as mangas e irmos ao trabalho.
Quem é o Saulo por quem tu oras? Deus conta com você para a grande colheita!

Deus te abençoe!

A INCREDULIDADE – É O MAIOR INIMIGO DOS PROJETOS DE DEUS

Neste mês de Junho/2008, temos trabalhado com o tema: “Paz nos projetos de Deus”. Com isto, temos visto que, a Incredulidade é o maior inimigo dos projetos de Deus. Logo, um pecado! E tudo que o nosso adversário mais quer, é lançar uma semente de incredulidade em nosso interior e assim não termos paz para executarmos os projetos de Deus em nossa vida.
Segundo o dicionário Aurélio Buarque de Holanda, Incredulidade significa = 1. Qualidade de incrédulo, descrença; 2. falta de fé; ateísmo.
E Incrédulo significa = 1. Que não crê no que muitos crêem, duvidoso; 2. ímpio, descrente

Quando eu não tenho fé, não creio, não tomo posse da Palavra que Deus já liberou sobre a minha vida, estou pecando. Incredulidade é pecado!
Quando eu escolha ainda que de forma inconsciente andar no caminho da Incredulidade, estou andando em trevas, me distancio da comunhão com Deus e preciso pedir à Ele que derrame luz nas minhas trevas.” Sl. 18:28b
Assim como a fé abre o caminho para o poder de Deus operar em nossa vida, a incredulidade fecha, bloqueia e impede a sua operação.
A incredulidade traz malefícios em nossas vidas, vejamos:

1. A incredulidade desagrada Deus
Em Hb.11:6 diz: “...Sem fé é impossível de agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe...”

- Não crer em Deus é uma afronta à Sua fidelidade, fazê-lo mentiroso é questionar a veracidade de Suas promessas. Se a oração confiante do justo é o Seu contentamento, a incredulidade traz pesar ao Seu coração de Pai.

2. A incredulidade impede a manifestação de milagres
Em Mc.6:1-6 nos dá o relato de Jesus na cidade de Nazaré, onde fora criado. Os versículos 5 e 6 dizem: “Não pode fazer ali nenhum milagre, senão curar poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. Admirou-se da incredulidade deles."

Em Mt. 13:58, diz: “E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.”

- Não é que Jesus não quisesse. Ele não pode. Ele tinha autoridade, mas a incredulidade bloqueava Sua manifestação.

- Quantas vezes Deus quer mover-Se para realizar um milagre em nossa vida? Eu creio que muitas! Mas a incredulidade barra o caminho dele até nós! A incredulidade ata as mãos de Deus para que Ele não realize o milagre necessário em nossa vida.
- Se no meu coração há incredulidade em relação aos projetos de Deus para a minha vida, estou atando as suas mãos. Estou pecando!

3. A incredulidade fortalece Satanás
Em Mt.17:16-20 Mateus registra um acontecimento triste, após Jesus descer do monte. Ao pé do monte estão os discípulos tentando em vão expulsar o demônio que toma conta de um jovem. O pai assiste a tudo, aflito e desencorajado. Todas as fórmulas fracassaram. Mas Jesus desce do monte, e o pai corre ao seu encontro, mostra o filho e lamenta: “Trouxe-o aos teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo.” (vers. 16 e 17).

- A incredulidade torna os discípulos completamente impotentes diante do ataque do inimigo.

- Jesus liberta o menino. Mais adiante os discípulos indagam a razão porque fracassaram. Jesus os responde: “Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes a fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá e ele passará. Nada vos será impossível.” (vers. 20)

- Jesus dá o exemplo: a incredulidade fez com que o inimigo prevalecesse, mas a fé o derrotou, e será sempre dessa forma.

4. A incredulidade impede a posse da Terra Prometida(de vivermos os projetos de Deus para nossa vida)
Quando deixamos a incredulidade entrar em nossa vida, as promessas se distanciam de nós. Foi o que aconteceu com Israel diante da terra prometida. (Hb. 3:19)

- Deus nos tem dado suas preciosas promessas e todas legalmente já são nossas, em Cristo Jesus, mas a nós nos cabe tomar posse de cada uma pelo exercício da fé em Deus e na fidelidade de sua Palavra.

5. A incredulidade nos afasta do Deus vivo
Em Hb.3:12 está uma grande advertência para nós. Não tenhamos qualquer sombra de incredulidade nas promessas de Deus. Não conciliação entre a fé e a incredulidade: não há nenhuma possibilidade de comunhão.

- Amados, Paulo em suas cartas de II Co. 6:14 no diz: “Não ponhais em jugo desigual com os incrédulos: porquanto, que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão da luz com as trevas?”

- Andar em fé é andar na luz, em comunhão com Deus. O caminho da incredulidade, é andar em trevas, distanciando da comunhão.

6. A incredulidade impede a resposta às orações
Tiago fala da importância de fazermos os nossos pedidos a Deus, com uma fé não vacilante(Tg. 1:6).

- A dúvida que irmã da incredulidade, gera a inconstância. Não tem como receber coisa alguma do Senhor.

- A oração afirmada na incredulidade , não alcançará o coração de Deus. Os Seus princípios são imutáveis.

- Alguém tem falta de alguma coisa? Peça-a à Deus. Mas peça-a com fé. Ele é Deus liberal. Não é mesquinho. “...a todos dá liberalmente...”(Tg. 1:5) As mãos de Deus estão estendidas para abençoar o Seu povo. Basta estendermos as nossas mãos, com fé, e recebermos tudo o que necessitamos, e que Ele já colocou à nossa disposição. Deus tem prazer em escutar a oração de um servo convicto.

Como está a sua Identidade em Deus? Quem Deus é para você? Você conhece os seus direitos como filho? Você precisa fortalecer o seu homem interior e se apropriar das promessas que Deus já liberou sobre a tua vida.
Se você sente que tem que romper com a incredulidade, que precisa ter fé para receber os projetos de Deus para a sua vida, vá para o altar do Senhor e assuma uma posição de que nada vai te impedir de viver os projetos de Deus. É tempo de lutar!
Você pode até falar, “ah! Eu já esperei tanto tempo, me decepcionei, muitas coisas já aconteceram e me impediram de realizar meus sonhos” Ei, o Senhor te diz: “Este tempo acabou! Assuma a posição de meu(minha)filho(a).” Ei, você é filho(a) do Grande El Shadai, do Jeová Sikinu, do Jeová Jhiré, do Jeová Nissi. Tome posição, tire o que te impede de servir a Deus, creia a promessa está sobre a tua cabeça. A janela de oportunidades de Deus está aberta.
O inimigo não pode tocar na sua promessa. Saiba que este é o momento da Palavra do Senhor cumprir-se plenamente na sua vida. Levante-se em fé. O Senhor te colocou em rota de colisão com o teu milagre, porque Ele é Fiel!
Diga: eu não tenho pacto com a incredulidade – eu verei os projetos de Deus acontecer em minha vida!
Que Deus te abençoe tremendamente!

domingo, 8 de junho de 2008

10 RAZÕES POR QUE SOMOS CONTRA O ABORTO

1. O ABORTO É CONTRA A VIDA
A Declaração Universal dos Direitos do Homem afirma que “todo o indivíduo tem direito à vida” (artigo 3.º). Também a Constituição da República Portuguesa declara que “a vida humana é inviolável” (artigo 24.º).
De acordo com a ciência, a vida humana tem início com a fecundação, resultante da união de um espermatozóide masculino com um óvulo feminino. Cada uma das células sexuais transporta metade da informação genética do progenitor, de modo que a célula resultante da fertilização, denominada ovo ou zigoto, recebe toda a informação genética necessária para orientar o desenvolvimento do novo ser humano.
O aborto provocado, independentemente do momento em que é realizado, acarreta sempre a destruição de uma vida humana, a quem é negada a continuação do seu desenvolvimento, impedindo-se o seu nascimento e a expressão do seu potencial como criança e adulto.
Assim, qualquer referendo ou decreto-lei que legitime a morte de um ser humano indefeso, designadamente a despenalização do aborto, sem qualquer indicação médica que o justifique, é um atentado claro contra a vida humana, e viola a própria constituição portuguesa e os direitos fundamentais do ser humano, expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

2. O ABORTO É CONTRA A MULHER
Sejam quais forem os motivos que a originam, alguns permitidos por lei, qualquer interrupção da gravidez é uma agressão para a saúde física, mental e emocional da mulher. Sabe-se actualmente que qualquer mulher que aborta voluntariamente, mesmo nas melhores condições de assistência médica, tem um risco acrescido de lesões do aparelho genital, infertilidade, abortamentos espontâneos posteriores, prematuridade em gravidezes ulteriores, entre outros. Mais difíceis de quantificar, mas não menos importantes, são as consequências ao nível da saúde mental, nomeadamente depressão, sentimentos de culpa, sentimentos de perda, abuso de substâncias tóxicas e mesmo suicídio. O Colégio da Especialidade de Psiquiatria do Reino Unido (Royal College of Psychiatrists) chamou a atenção, já em 1992, para uma das consequências da liberalização do aborto nesse país: “Ainda que a maioria dos abortos seja realizada com base no risco para a saúde mental da mulher, não há justificação de natureza psiquiátrica para o aborto. [Pelo contrário], coloca as mulheres em risco de sofrerem perturbações psiquiátricas, sem resolver qualquer problema dessa natureza já existente”.
Por outro lado, a despenalização total do aborto, ainda que nas dez primeiras semanas de gravidez, em vez de valorizar a vontade da mãe da criança pode expô-la a pressões por parte de familiares, do pai da criança, da entidade patronal ou mesmo de profissionais de saúde (p.e. por um alegado risco de malformações no feto, que muitas vezes não se verifica), no sentido de interromper a gravidez, mesmo contra a sua vontade. Quanto mais permissiva for a lei, maior é a probabilidade destas situações ocorrerem.

3. O ABORTO É CONTRA O HOMEM
O aborto não pode reduzir-se a um acto que apenas envolve a mulher que o pratica. Há pelo menos mais dois elementos fundamentais em todo o processo: o pai da criança e obviamente o nascituro.
Ao valorizar-se a vontade da mulher de prosseguir ou não com a gravidez, remete-se para segundo plano ou ignora-se por completo a vontade do homem, co-responsável pela concepção e paternidade. Desse modo, desvaloriza-se a sua participação no processo procriativo. Ainda que muitas vezes o elemento masculino do casal não assuma a sua responsabilidade na família, através da despenalização e promoção do aborto livre, descartam-se completamente os deveres do pai da criança.
Sabe-se também, actualmente, que os homens podem sofrer de depressão pós-aborto, especialmente quando tal acto é realiza do sem o seu conhecimento e autorização.

4. O ABORTO É CONTRA A CRIANÇA
Já no célebre Juramento Hipocrático (IV a. C.), ao qual os médicos têm procurado obedecer ao longo dos séculos, é expressamente referido: “não fornecerei às mulheres meios de impedir a concepção ou o desenvolvimento da criança”. Condenamos assim, veementemente, a tese de que “as mulheres têm direito ao seu corpo”, na medida em que esse suposto direito colide com princípios que consideramos absolutos, como o direito à vida do nascituro, que apresenta identidade genética própria, distinta dos progenitores.
Nos países que despenalizaram o aborto, os seres humanos correm maior risco de terem uma morte violenta nos primeiros nove meses da sua existência do que em qualquer outro período da sua vida. O útero materno, que deveria ser o lugar supremo de protecção da vida humana tornou-se assim tragicamente, nas últimas décadas, num dos locais mais perigosos. Além disso, sabe-se que muitas crianças, quando descobrem que a sua mãe fez um aborto, numa outra gravidez, desenvolvem perturbações mentais que podem requerer apoio psicológico ou psiquiátrico.

5. O ABORTO É CONTRA A FAMÍLIA
Os filhos são uma parte integrante e significativa de cada família, considerada um dos pilares fundamentais das sociedades civilizadas. A ênfase dada à autonomia da mulher sobre a sua gravidez prejudica o relacionamento conjugal e familiar. Aliás, sabe-se que mais de 80% dos abortos provocados resultam de relações sexuais extra-conjugais.
Sabe-se também que uma percentagem significativa de gravidezes não planeadas e mesmo não desejadas, se não forem interrompidas, levam invariavelmente ao nascimento de crianças que acabam por ser extremamente apreciadas e amadas pelos seus pais.
Por outro lado, ao impedir-se o nascimento de crianças através do aborto está-se a contribuir para o grave problema demográfico resultante da diminuição acentuada da taxa de natalidade, em muitos países ocidentais. O mesmo se verifica actualmente em Portugal, o que acarretará consequências nefastas a nível económico e social.

6. O ABORTO É CONTRA A CONSCIÊNCIA
É um facto incontestável que ao longo da história da humanidade, por influência do cristianismo, o aborto era considerado um crime, passível de punição. Contudo, nas últimas décadas, tem-se assistido a uma tendência no sentido da desvalorização da vida humana.
A nível individual, é indiscutível a sensação de culpa que a realização de um aborto acarreta, tanto à mulher que a ele recorre como à pessoa que o pratica. Tal facto deve-se à consciência que cada ser humano possui, e que o ajuda na tomada de decisões morais. Como afirma um provérbio francês, “não há travesseiro mais macio do que uma consciência limpa”.

7. O ABORTO É CONTRA A DIGNIDADE HUMANA
A tradição moral judaico-cristã sempre se preocupou com a defesa dos mais fracos e vulneráveis, como é o caso das crianças, dos órfãos, dos idosos e das viúvas. O aborto nunca é uma solução dignificante, nem para quem o pratica, nem para a mulher que a ele se submete, e muito menos para a criança inocente.
Concordamos com o relatório-parecer sobre a experimentação no embrião, do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (1996) que afirma que “a vida humana merece respeito, qualquer que seja o seu estádio ou fase, devido à sua dignidade essencial”.
É também um facto indiscutível que o número de abortos aumentou, por vezes exponencialmente, em todos os países que despenalizaram a sua prática.

8. O ABORTO É CONTRA O DIREITO À DIFERENÇA
Em muitos países ocidentais, a liberalização do abortamento provocado tem impedido o nascimento de crianças com anomalias cromossómicas, das quais a trissomia 21 (síndrome de Down) é a mais frequente, bem como com malformações congénitas perfeitamente compatíveis com a vida, e muitas delas com correcção cirúrgica pós-natal, como é o caso do lábio leporino ou do pé boto. Situações mais graves e complexas, como certas malformações cardíacas, podem também ser tratadas cirurgicamente, por vezes mesmo antes do nascimento.
O abortamento destas crianças contribui para uma desvalorização e discriminação de pessoas com deficiências sensorias, motoras e/ou cognitivas, que vivem vidas adaptadas e felizes, apesar das limitações.

9. O ABORTO É CONTRA A ÉTICA
O aborto, o infanticídio, o suicídio e mesmo a eutanásia eram relativamente comuns e socialmente aceites no mundo antigo greco-romano. O abortamento provocado ocasionava, geralmente, a morte da mãe. No século IV a.C. Hipócrates de Cós, com o seu Juramento, impõe uma ruptura com a cultura da morte que prevalecia nessa época. Mais tarde, após a humanização do Direito, por influência do Cristianismo, o aborto passou a ser considerado um crime no mundo ocidental. Deste modo, a norma ética, ao longo dos séculos, tem sido a defesa da vida humana desde a concepção. O aborto induzido é, assim, contra a ética, pois colide com o princípio fundamental da inviolabilidade da vida humana.
Nos raríssimos casos-limite em que a continuação da gravidez põe em risco a vida da mãe, o aborto poderá ser a única forma de salvar a sua vida, o que a actual lei já prevê.

10. O ABORTO É CONTRA DEUS
Para além de todas as razões atrás mencionadas, consideramos que o aborto é uma clara violação da vontade de Deus, revelada nas Escrituras Sagradas. O quinto mandamento declara precisamente: “não matarás” (Êxodo 20:13).
Encontramos na Bíblia a revelação inequívoca de que Deus valoriza a vida humana desde a concepção e que está envolvido no processo procriativo, como p.e. no texto seguinte, da autoria do rei David (Salmo 139: 13-16):
”Foste tu que formaste todo o meu ser; formaste-me no ventre de minha mãe (...) Conheces intimamente o meu ser. Quando os meus ossos estavam a ser formados, sem que ninguém o pudesse ver; quando eu me desenvolvia em segredo, nada disso te escapava. Tu viste-me antes de eu estar formado. Tudo isso estava escrito no teu livro; tinhas assinalado todos os dias da minha vida, antes de qualquer deles existir”.

Dr. Jorge Cruz – Médico - 2006-12-07
Editado pela Aliança Evangélica Portuguesa em parceria com a Associação Cristã Evangélica de Profissionais de Saúde
In
http://www.portalevangelico.pt/noticia.asp?id=3159

sábado, 7 de junho de 2008

O AVIVAMENTO COMEÇA NO LAR

Amados, Deus quer fazer algo novo em nossas vidas. Precisamos estar abertos a este mover de Deus. Gostaria de refletir com você e encorajá-lo a partir desta leitura a tomar uma postura, amém!

Segundo Gn. 3:1-13, foi no lar que o primeiro pecado entrou. Satanás entrou tentando acabar com paz e a comunhão, semeando a desconfiança, a desobediência, a discórdia e o ódio. Se o lar foi o local onde a serpente iniciou seu trabalho, entendemos que é no lar que o avivamento deve começar. Chamamos de lar a relação entre marido e mulher, entre pais e filhos, irmãos e irmãs.
O avivamento é necessário para o cristão, para a Igreja, para o país e o mundo, e isso não será possível sem lares avivados. O avivamento é caracterizado não por uma vida de esforço próprio ou ativismo (excesso de atividades), mas por uma vida de comunhão com Deus. É a vida de Jesus fluindo em nós e nos preenchendo com a sua paz e promovendo em nós uma vida de comunhão e unidade com os irmãos que amam e servem a Deus; tudo que nos separa uns dos outros, nos separa de Deus, impedido nossa comunhão com Ele.(I Jo. 4:20)
Cremos que há alguns fatores que tem impedido o crescimento espiritual, como por exemplo: a falta de diálogo, a falta de amor, a falta de perdão, a falta de compreensão, a falta de respeito mútuo e recíproco. É preciso que haja transparência, há pessoas que convivem entre si e não se deixam conhecer. Essa falta de transparência é fraqueza e pecado. De acordo com Gn. 3:1-13 Adão e Eva depois de ter pecado tentaram se esconder da presença de Deus, promovendo a quebra de comunhão, o rompimento do diálogo, numa tentativa de se esconderem não só de Deus, mas um do outro. Cremos que no coração de Adão havia sentimentos, desejos e pensamentos que Eva não sabia e, vice-versa. Muitos de nós “criamos” um mundo só nosso e escondemos como somos realmente, é impossível haver comunhão e unidade sem que haja sinceridade.
Jesus Cristo nos chama para uma vida de amor, com a prática do perdão, da compreensão e do diálogo, nos ensina a “auto-renúncia”, a nos esvaziarmos do nosso “EU” e nos enchermos do Espírito Santo. A cura de nossos males está em Sua cruz, só a cruz de Cristo pode tratar de nossos pecados, o Seu Sangue tem poder par nos lavar e nos purificar nos tornando santos transformados em novas criaturas que vivem neste mundo em novidade de vida.
A cruz de Cristo é a mortificação total de nosso ego, de nossas manias. Precisamos submeter os nossos direitos como Jesus submeteu os Seus em nosso favor, precisamos renunciar nossa vontade própria, devemos estar prontos e dispostos para endireitar nossas relações uns com os outros. Não podemos permitir que as nossas relações, seja no lar, na Igreja ou na sociedade impeça o grande avivamento do Senhor. Não podemos nos esquecer de que o AVIVAMENTO COMEÇA NO LAR e para isto acontecer, é no lar que começa as primeiras mudanças, é onde tenho a oportunidade de praticar os mandamentos do Senhor.
Eu e você, somos chamados para participar deste grande mover que o Senhor quer fazer em nossas vidas e em nossa nação, faça a sua parte!
Deus o abençoe!
Prs. AnJo

terça-feira, 3 de junho de 2008

CONHECENDO O PAPEL DA MULHER NO RELACIONAMENTO FAMILIAR

Gostaria de começar esta mensagem escrevendo sobre a nossa origem. E falar de nossa origem, é falar da construção de nosso caráter. Pois o nosso caráter é formado na família. Nela aprendemos a praticar o amor, a humildade, a paciência, a bondade e a mansidão(A FAMÍLIA É RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DOS SIGNIFICADOS DOS SENTIMENTOS). Também aprendemos responsabilidade, disciplina, sujeição, serviço, respeito e tolerância(A FAMÍLIA É RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DE ATITUDES/AÇÕES) . Assim como também aprendemos a perdoar, confessar, suportar, negar a nós mesmos, exercer autoridade com amor, corrigir com graça, sofrer, orar e confiar em Deus.
A família é uma escola de formação, tanto para pais quanto para filhos. Deus vai usar a convivência familiar, mais do que qualquer outra coisa, para transformar o nosso caráter à semelhança de Jesus Cristo (Rm.8.28.29).
É na família onde o nosso caráter foi formado, que Deus usará meio para transformado. Amém!
Estamos vivendo um tempo, em que homens e mulheres já estão com sua mentes impregnadas de forma negativa em relação à constituir uma família legalmente, isto é, muitos estão preferindo ajuntar, viverem amasiados, do que obedecerem uma ordenança bíblica – que é o ato de casar-se. Este ato significa comprometimento, responsabilidade, significa aceitar assumir o meu papel como marido e esposa.
Vamos caminhar nos itens abaixo, trazendo revelação do que Deus tem para nós mulheres.

1 - NOSSA ORIGEM Homem e Mulher – Gn. 1 e 2

Nos capítulos 1 e 2 do livro de Gênesis, Deus nos ensina que, homens e mulheres são essencialmente iguais e funcionalmente diferentes.
“Também disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança;...” Gn. 1:26
O verbo usado em Gn. 1:26a - está na 1ª pessoa do plural – façamos – Deus está agindo na criação do Homem e da Mulher. Esta ação mostra para nós que Deus não é um Deus solitário, mas um Deus que vive em unidade, comunhão – é um Deus comunitário. Nós vemos aqui: DEUS PAI – criador; DEUS FILHO – Deus remidor de todas as coisas e O DEUS ESPÍRITO SANTO – o Deus enviado para sustentar todas as coisas. O três estavam agindo. É importante entendermos que, cada um tem a sua função específica, nenhum é considerado superior ao outro – são essencialmente iguais e funcionalmente diferentes.
Portanto, homem e mulher são essencialmente iguais e funcionalmente diferentes. Amém!

2 – A NECESSIDADE Gn. 2: 19, 20

Quando Deus cria o homem(Gn.2:7-23), o coloca no Jardim do Éden, Deus contemplou a necessidade, viu que Adão precisava de uma companheira. Mas era necessário Adão sentir que ele tinha necessidade de ter uma companheira(Gn. 2:19, 20). E a maneira que Deus utilizou para ele perceber a necessidade, que necessitava de uma companheira, foi dando-lhe uma tarefa – colocar nome nos animais. Antes, não tinha a consciência desta falta, desta necessidade.
Deus só atendeu a necessidade de Adão quando ele vislumbrou a necessidade! O homem precisava sentir na pele o que significava o sentimento de que lhe faltava algo para completá-lo, de algo que o fizesse pleno. Deus não faz nada antes do tempo – Deus nos permite sentirmos a necessidade/a falta de algo. Já foi comprovado cientificamente que quando dou algo sem que haja a necessidade, o sentimento de falta, eu impeço o amadurecimento/desenvolvimento de funções vitais no ser humano. Deus não nos dá algo, sem que antes exista a necessidade.
Adão sentiu que necessitava de uma companheira e por esta razão, Deus já tinha o plano da criação da mulher – (Gn. 2:21-23). Deus é Deus que supre todas as nossas necessidades. (Fp. 4:19) Amém!
Deus supriu a necessidade de Adão!

3 – MULHER – CONHECENDO O NOSSO CHAMADO

Quando Deus cria a mulher, ele deixa bem claro o seu chamado – Gn. 2:18b – “far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”.
Deus chamou a mulher para desempenhar dois papeis fundamentais.

PRIMEIRO PAPEL – SER AUXILIADORA IDÔNEA – Gn. 1:18

Ser AUXILIADORA (Significa: alguém que o auxilie, que o corresponda, ser alguém que coloca à disposição do marido todas as boas qualidades que há dentro de você para ajuda-lo a se tornar o homem que foi chamado por Deus para ser).
Mulher, Deus te colocou como auxiliadora idônea do homem – te chamou para auxiliar na missão que fora dada ao seu marido – te chamou para andar lado a lado com ele. Para auxiliar.
Ser IDÔNEA (Significa: apta, adequada, pessoa que se acha em condições para desempenhar certos cargos ou realizar determinadas obras).
Este texto nos mostra que o homem não tem condições de cumprir a sua vocação sozinha. Quando Deus utiliza o termo para a mulher ser auxiliadora do homem na sua vocação, em seu trabalho de cuidar do jardim, isso em momento algum é um termo pejorativo. O mundo em que vivemos hoje é que distorceu o real significado do termo. Em Gn 1 e 2 – vemos que a mulher foi criada no mesmo patamar de valores que o homem.
Vejamos, no Velho Testamento temos o próprio Deus como auxiliador do homem e da mulher - Sl. 30:10; 33:20 e 60:11.
Já no Novo Testamento, este temo auxiliador é utilizado para se referir ao Espírito Santo e eu te pergunto: o Espírito Santo é inferior a nós?

Este termo AUXILIADOR é usado para referendar a pessoa de Deus e a pessoa do Espírito Santo!
Porque então se sentir inferior? Porque termos a nossa estima afetada quando somos chamadas de auxiliadoras? Precisamos no libertar de todo o lixo que foi jogado em nós. Mulher, você foi chamada por Deus para ser auxiliadora do seu marido! Amém!
Amadas, quando Deus instituiu o casamento, Deus chamou o homem para ser um líder como Jesus. Assim como Jesus é o cabeça da Igreja, o marido é o cabeça da esposa. Cabe ao marido a liderança sobre nossas vidas. (Ef. 5:23) Devo reconhecer que o marido tem a autoridade principal – Ele é o cabeça!
Mulher, você não precisa competir com ele, mas sim completar-lhe.
Cabe a mulher auxiliar seu ao seu marido,assim como o Espírito Santo auxilia a Igreja. Entenda, se a missão do homem é comparada a missão de Cristo, a missão da mulher é comparada à missão do Espírito Santo.

SEGUNDO PAPEL – SUBMISSÃO – EF. 5:22 – Cl. 3:18 – I Pe. 3:1-2 e Tt. 2:3-5

Este é o segundo papel que Deus nos chamou para desempenharmos – de sermos mulheres submissas. Esta ordenança está em Ef. 5:24; Cl.3:18; I Pe.3:1-2.
Mas O QUE SIGNIFICA SUBMISSÃO? Submissão significa uma ação, sujeição, adesão espontânea à vontade de outrem, encaixar-se na missão do outro, vou encontrar o meu lugar, obediência, respeito. Significa também, render-se em obediência àquela pessoa que Deus colocou sob autoridade da minha vida.
Este termo também tem sido muito deturpado nos dias de hoje, também precisa ser resgatado o seu real sentido, tanto para a mulher quanto para o homem!
O QUE A SUBMISSÃO NÃO É?
Não ter opinião própria. A submissão não tira a sua liberdade de dar opinião, ao seu marido. Não existe nenhuma passagem da Bíblia, que fala que a mulher tem que obedecer cegamente ao seu marido. A palavra deCl. 3:20 – “Filhos obedecei aos vossos pais em tudo!” Seu marido não é teu pai, Deus quer curar a paternidade que está invertida em você! A Bíblia fala para nos submetermos, como? Respeitando! A Bíblia diz que a mulher deve respeitar a liderança que seu marido exerce, ou seja, você tem o direito de não concordar com o seu marido em uma posição, mas faça isso de forma que ele não se sinta desrespeitado. Você tem o direito de manifestar sua opinião em um assunto quando vai de encontro a sua opinião, mas faça isso de forma que ele não se sinta desrespeitado.
Ser escrava. A submissão não te escraviza, ela te dá a liberdade de ser.
Não é falta de valor, pelo contrário, a submissão nos leva à valorização.
Homens, preste atenção: para a mulher o amor vem primeiro. Elas se sentem amadas, através de palavras afetivas, toques afetivos, presentes afetivos, demonstração de afetos.
Mulheres, preste atenção: existe algo que os homens desejam do fundo do coração, muito mais do que serem amados, é serem respeitados. Sabe porquê? Por que para o homem o amor é conseqüência do respeito que você tem para com ele. Um homem não está nem aí, se a sua mulher é carinhosa, se manda bilhetinhos para ele, se manda flores, se faz surpresas – se ela não o respeita como homem, como profissional, se não o admira como indivíduo. Por mais que você seja carinhosa, de nada vai valer se você não o respeita.
Homens se sentem amados com palavras, atitudes e respeito. Se você perguntar a um homem: “Você quer ser amado ou respeitado?” Ele vai responder: ser respeitado! Saber porque? Porque, para o homem o amor é conseqüência do respeito que você tem para com ele. Isto é o que ele deseja! Ser respeitado pela sua esposa!
Homens gostam que suas opiniões sejam consideradas de forma séria, homens querem ser admirados por sua inteligência e força, homens querem ser elogiados pelo seu trabalho no dia a dia, pelo seu desempenho. Homens são seres aparentemente brutos, mas extremamente carentes de reconhecimento de valor e dignidade. São homens em busca de reconhecimento. A mulher que percebe isto, descobre a chave do coração de seu marido.
Os homens em ambientes nos quais eles se sentem importantes, valorizados, respeitados, eles dão o melhor de si. Agora, por outro lado, manifestam o pior que há dentro deles. Sabe porque? Porque eles se sentem ameaçados na sua dignidade!
Mulheres, a sujeição do Homem é diferente a da mulher. Jesus fala para nós hoje homens e mulheres: façam isso por mim! Submetam-se um ao outro, cada um exercendo o papel que foi chamado a desempenhar.
Amadas, os benefícios da submissão são: proteção, realização, segurança, harmonia no lar, exemplo para os filhos, a não difamação da Palavra de Deus, e muito mais. Agora quando a mulher não quer obedecer ao chamado que Deus instituiu para ela ser e desempenhar: auxiliadora idônea e submissa, ela desenvolverá qualidades/atitudes que complicarão a sua caminhada no casamento. Veja o próximo item.

4 – QUANDO A MULHER NÃO EXERCE O CHAMADO, ELA DESENVOLVE QUALIDADES E ATITUDES ERRADAS.

Torna-se uma mulher rixosa/briguenta – Pv. 21:9; 25:24; 27:15
Torna-se uma mulher iracunda – Pv. 21:19;
Torna-se uma mulher murmuradora – Pv. 21:19
Fiz uma matéria na faculdade que me chamou atenção em um dos seus temas – comportamentos e isto que aprendi tornou-se objeto de estudo em minhas relações e gostaria de compartilhar com vocês.
A maioria de nossas brigas não se dá pelo conteúdo de nossa fala, mas sim pelo tom de nossa voz, não é verdade?Mulheres, saiba que, quando usamos um tom masculino para falar com homens, quando levantamos a voz falando de maneira agressiva, sabe o que o homem escuta em seu interior? Um outro homem falando com ele! Com isto ele sai batendo boca, porque ele está falando com uma mulher que fala como homem, pensa como homem, argumenta como homem e aí ele se sente ameaçado por outro homem. Homem não gosta de sentir-se ameaçado por outro homem. É a sua dignidade.
Pois bem, quando acontece uma briga entre Homem e mulher, e a mulher opta por entrar no campo da argumentação tipo homem, ela abandona o campo na qual ela é especialista e passa agir como um homem.
Mulher, Deus te criou de uma forma afetiva, intuitiva e relacional e quando você entra em contenda com um homem que é, lógico, racional concreto em suas argumentações, você despreza como Deus te fez!
Quando um homem escuta uma mulher argumentando como homem, falando como homem, usando tom de voz de homem, seu instinto mais primitivo acende e ele reage como se estivesse falando com um homem. Ele não vai reagir como alguém falando como uma mulher! Não adianta você chamá-lo de grosso! Esses tipos de brigas parecem que não tem fim. Ninguém quer ficar sem dar a última palavra.
Mulheres, se somos exemplos para os nossos filhos, que tipo de filhos estamos gerando? Como vocês acham que os filhos se relacionarão com o pai? Sem respeito, pois sua mãe não deu o exemplo, não respeitou! Lembre-se: A família é responsável pela construção do caráter.
Amadas, a maior arma que você tem quando discute com um homem é a candura e ternura. Você pode até não concordar por um momento, mas a candura e a ternura acumulam brasas vivas sobre a cabeça do homem. Não faça uso das armas próprias dos homens. A mulher que respeita o seu marido, gera filhos com a capacidade de respeitar o seu pai, e os filhos que respeitam a seu pai, geram em seus amigos a capacidade de reverenciarem e o respeitarem. É uma corrente/uma cadeia natural!
Maridos amem a sua mulher como a si mesmo! Esposas tratem o marido com respeito!

5 – A MULHER QUE DESENVOLVE QUALIDADES E ATITUDES ERRADAS, DE QUE FONTE A SUA CONSCIÊNCIA SE ALIMENTA?

Bem, como já falamos antes, estamos vivendo um tempo onde os princípios e valores foram adulterados, mas a Palavra de Deus é imutável, temos que voltar as veredas antigas, para que nos filhos levantem os fundamentos de muitas gerações.(Is. 58:12).
A mulher que não desempenha o chamado que Deus a fez, podemos dizer que a sua fonte tem sido os princípios que regem este mundo, podendo ser de maneira consciente ou inconsciente. E uma das fontes tem sido a cultura do movimento feminista, que emergiu meados da década de 60 e confundiu o papel da mulher, entrou em nossa história arruinando a vida de muitas mulheres e sutilmente tem destruído as relações familiares.
O movimento feminista entrou tirando tudo que tinha expressão de masculinidade, e disse que não servia. Sabe o que este movimento fez conosco nestes últimos 30 anos? Masculinizou mulheres e deixou homens afeminados. Hoje em dia temos mulheres consumidas por esta ideologia feminista que querem fazer de seus maridos esposas.
Estamos vivendo este tempo, onde em muitos lares a figura feminina na casa é forte e a figura masculina é apagada. São atitudes de mulheres que se alimentaram destas sementes podres. Por exemplo: a mulher toma o lugar do marido, assumem a liderança da família em todos os aspectos, anulam o marido, querem dirigir tudo, ter autonomia em qualquer decisão, querem que a última palavra seja a sua, não dão valor à opinião do marido, tem suas próprias amizades, tem seus próprios programas, só pensam em si beneficiar, buscam serem independentes e principalmente, não querem depender financeiramente de seu marido. A mulher não foi feita por Deus para levar esta carga. Agindo desta forma, ela arruína o marido e quebra a ordem de Deus. Também sobrecarrega a si mesma, ficando alterada, nervosa e não conhece o descanso da sujeição. Tudo isto produz uma família infeliz e os filhos são criados com mau exemplo, que vão repetir os mesmos erros quando tiverem seus próprios lares. E atenção: quando istas coisas começam acontecer, é óbvio que o casamento está no caminho errado. É necessário revisar a fundo, procurar as causas, corrigi-las com a ajuda de Deus. O casamento é uma unidade total. Os dois são "uma só carne".
Esta disfunção tem gerado em nossas famílias mulheres masculinizadas e homens afeminados. Precisamos entender que Deus criou o homem na sua masculinidade e a mulher no aspecto feminino e a sua Palavra nos convida a cada um de nós a resgatarmos nossa própria sexualidade.
Satanás tem semeado SEMENTES PODRES! Mulheres, é hora de refletirmos e vermos se há em nós estas sementes. Se houver, é hora de nos arrependermos por termos comido esta semente e voltarmos ao que Deus planejou para nós.
Homens omissos e esposas autoritárias! HOMENS! ALERTA! Este é o alvo de satanás hoje – te destruir, acorda! Mulheres não compactuem com isto!

6 – RECEBENDO PRESENTES DE DEUS.

A mulher que escolhe obedecer ao chamado que Deus à fez, de desempenhar os papéis para serem juntos aos seus maridos: auxiliadora idônea e submissa, Ele concede à elas pelo menos uns quatro presentes. São eles:

1º Presente – Virtudes - Pv. 12:4/31:10 – Deus concede disposição habitual para o bem, para o que é justo. Excelência moral.

2º Presente – Sabedoria - Pv. 14:1 – A mulher sábia edifica a sua casa, edifica vidas.

3º Presente – O privilégio de ser coroa do marido - Pv. 12:4 – “ a mulher exemplar é a coroa do marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos(é como câncer nos ossos.)

4º Presente – O privilégio de ser lembrada pelas gerações – Pv. 31:30 – “ ... a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.” Será lembrada pelo se marido, pelos seus filhos, netos.

Que Deus te abençoe tremendamente com este estudo e te dê a determinação para lutar e cumprir o seu chamado de esposa para honra e glória do Senhor Jesus, gerando filhos saudáveis que possam alegrar o coração de Deus Pai. Amém!

REVISANDO:

O PAPEL DA MULHER NA RELAÇÃO COM O MARIDO:
Orar por seu marido,
Perdoá-lo,Amá-lo,
Respeita-lo,Comunicar-se com tato e jeito,
Encorajá-lo,Submeter-me,Confiar em suas decisões,
A prioridade de Deus para você é a beleza interior -1 Pedro 3:2
Ore para que Deus a oriente a lhe dê a disposição para ser a mulher de 1 Pe.3:I-6.

O PAPEL DA MULHER NA RELAÇÃO COM A FAMÍLIA/FILHOS:
Se ocupar na criação dos filhos (1 Tm.2.15;5.14);
Atender a família e cuidar da alimentação (Pv. 31.21-22);
Cuidar da casa, roupas (Tt.2.5);
Ajudar com a carga financeira (Pv.31.16,14,24); - isto na medida em que seja necessário e possível, evitando ao máximo sair do lar.
Ensinar as sagradas escrituras aos filhos (2 Tm.1.5;3.14-15)
Instruir as mulheres jovens como desempenharem seu papel de esposa e mãe (Tt.2.3-5).

PERGUNTAS PARA AS MULHERES
1)Minha vida é controlada pelo Espírito Santo?
2) Aceito meu marido como ele é?
3) Estou seguindo a liderança do meu marido?
4) Estou vivendo debaixo da proteção de meu marido?
5) Meu marido é prioridade em minha vida?
6) Estou disposta a submeter-me e a obedecer meu marido?
7) Tento ser sexualmente atraente a meu marido?
8) Cuido de minha aparência?
9) Estou atolada em autocomiseração, medo ou depressão?
10) Creio que o coração do meu marido está nas mãos do Senhor?