segunda-feira, 24 de março de 2008

Relacionamento

Relacionamento da Juntas de Companheirismo


Família fala de unidade e fala também de relacionamentos: O relacionamento é uma estratégia de Deus para cooperar com a realização do Seu Propósito eterno.

O relacionamento existe para produzir crescimento e edificação, e a estratégia do Senhor é unir todo o corpo através das suas juntas e ligamentos.
Somente dessa forma é que haverá possibilidade de cooperarmos com o crescimento e a edificação da vida uns dos outros.

Dois textos que servem como base:
(EF 4:15-16) “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor”.

(CL 2:19) “e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus”.

(V-15) Crescermos em tudo, naquele que é a cabeça, Cristo:
Isto significa crescermos até atingirmos a mesma perfeição e maturidade de Cristo.
O (V-13) deste mesmo capítulo, fala que todos nós devemos chegar a perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo. Isto significa que Deus quer me conduzir a viver a mesma vida que Cristo viveu neste mundo, com as mesmas qualidades que existem Nele.

Deus usa esta estratégia (relacionamento das juntas e ligamentos) para realizar este projeto:

Um dos grandes prejuízos nos relacionamentos está em (CL 2:19):
(CL 2:19) “e não retendo a cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus”.

Não reter a cabeça: Isto significa: Não estar unido a cabeça – não estar ligado a cabeça.

Em outras palavras isto quer dizer: Não se submeter a cabeça que é Crsito.

Não submeter a cabeça tem como resultado:
O enfraquecimento dos relacionamentos - Insatisfação – Desânimo - tristeza – crítica – murmuração.

A edificação será impossível se nós não retermos a cabeça: Não reter a cabeça quer dizer: não ser governado pelo cabeça.


Sem governo ficará impossível:
Suprir o corpo: Alimentar, fortalecer, sustentar, abastecer.
Estar bem vinculado ao corpo: ter intimidade, ter unidade, conhecer profundamente.
Crescer o crescimento que procede de Deus: Maturidade espiritual, santidade, qualidade, caráter.

Para muitas pessoas o Relacionamento ainda é algo ameaçador:
Porque pode tirar a sua coroa. Perder o seu reinado.
O mais difícil não é a obra da cruz: o mais difícil é o caminho da cruz. (MC 8:34-35).

Somente através dos relacionamentos é que eu posso conhecer e ser conhecido. Ninguém pode chegar a maturidade vivendo isolado.


Como deve ser o relacionamento no companheirismo?
O relacionamento de companheirismo deve caracterizar-se por:

1-AMOR
(JO 13:34) Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.
Deus não criou o homem para andar só, mas, sim, para ter um relacionamento de amigo que traga alegria e prazer de estarem juntos.
O amor carrega em si lealdade e fidelidade, virtudes que nos capacitam a superar qualquer provação que possa surgir.
O amor também envolve: Atenção, cuidado, respeito e responsabilidade. Amar é querem bem o companheiro e o de sua família. Neste relacionamento devemos poder dizer: “O que é meu é teu”.

(1 Pedro 1:22) Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente,

2-HONRA:
(RM 12:10) Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
Isto é estar sempre disposto a dar o primeiro lugar ao outro e ficar sempre na posição de servo. É buscar sempre os interesses do outro, mesmo que eu venha a perder.

3-TRANSPARÊNCIA:
(TG 5:16) Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.

Isto significa confessar os pecados um ao outro. Nada esconder. Colocar a vida perante o outro sem barreiras.

4-SUJEIÇÃO:
(EF 5:21) sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
A grande prova de humildade é a sujeição ao companheiro, pois muitas vezes é mais fácil se submeter ao discipulador, por se tratar de alguém mais maduro, do que ao nosso companheiro.

5-LONGANIMIDADE E PERDÃO:
(CL 3:12-13) Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;

É neste relacionamento que várias áreas da vida irão se revelar e receber tratamento. É aí que o companheirismo funcionará e profundamente. Diante das deficiências de caráter do outro, não devemos nos desanimar, mas, sim, aprender a perdoar e suportar. Então o caráter de Cristo estará sendo formado em nós.

2 comentários:

Fonseca disse...

Graça e paz dda parte do Senhor! Muito bom saber que o Espírito Santo tem revelado este princípio de relacionamento a vários irmãos, sei que foui Ele quem nos truxe este entendimento. Peço a Ele que nos ajude a vencer dia a dia a ambição religiosa para que pratiquemos esta verdade. Glória a Deus pela vida de vocês, continuem nesta prática, pois ela glorifica o Pai. No amor do Senhor, Gerson Fonseca.

Unknown disse...

Concordo contigo Fonsa. Que Deus continue desvendando os seus mistérios. Parabéns ao escritor. Edificante