terça-feira, 3 de junho de 2008

CONHECENDO O PAPEL DA MULHER NO RELACIONAMENTO FAMILIAR

Gostaria de começar esta mensagem escrevendo sobre a nossa origem. E falar de nossa origem, é falar da construção de nosso caráter. Pois o nosso caráter é formado na família. Nela aprendemos a praticar o amor, a humildade, a paciência, a bondade e a mansidão(A FAMÍLIA É RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DOS SIGNIFICADOS DOS SENTIMENTOS). Também aprendemos responsabilidade, disciplina, sujeição, serviço, respeito e tolerância(A FAMÍLIA É RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DE ATITUDES/AÇÕES) . Assim como também aprendemos a perdoar, confessar, suportar, negar a nós mesmos, exercer autoridade com amor, corrigir com graça, sofrer, orar e confiar em Deus.
A família é uma escola de formação, tanto para pais quanto para filhos. Deus vai usar a convivência familiar, mais do que qualquer outra coisa, para transformar o nosso caráter à semelhança de Jesus Cristo (Rm.8.28.29).
É na família onde o nosso caráter foi formado, que Deus usará meio para transformado. Amém!
Estamos vivendo um tempo, em que homens e mulheres já estão com sua mentes impregnadas de forma negativa em relação à constituir uma família legalmente, isto é, muitos estão preferindo ajuntar, viverem amasiados, do que obedecerem uma ordenança bíblica – que é o ato de casar-se. Este ato significa comprometimento, responsabilidade, significa aceitar assumir o meu papel como marido e esposa.
Vamos caminhar nos itens abaixo, trazendo revelação do que Deus tem para nós mulheres.

1 - NOSSA ORIGEM Homem e Mulher – Gn. 1 e 2

Nos capítulos 1 e 2 do livro de Gênesis, Deus nos ensina que, homens e mulheres são essencialmente iguais e funcionalmente diferentes.
“Também disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança;...” Gn. 1:26
O verbo usado em Gn. 1:26a - está na 1ª pessoa do plural – façamos – Deus está agindo na criação do Homem e da Mulher. Esta ação mostra para nós que Deus não é um Deus solitário, mas um Deus que vive em unidade, comunhão – é um Deus comunitário. Nós vemos aqui: DEUS PAI – criador; DEUS FILHO – Deus remidor de todas as coisas e O DEUS ESPÍRITO SANTO – o Deus enviado para sustentar todas as coisas. O três estavam agindo. É importante entendermos que, cada um tem a sua função específica, nenhum é considerado superior ao outro – são essencialmente iguais e funcionalmente diferentes.
Portanto, homem e mulher são essencialmente iguais e funcionalmente diferentes. Amém!

2 – A NECESSIDADE Gn. 2: 19, 20

Quando Deus cria o homem(Gn.2:7-23), o coloca no Jardim do Éden, Deus contemplou a necessidade, viu que Adão precisava de uma companheira. Mas era necessário Adão sentir que ele tinha necessidade de ter uma companheira(Gn. 2:19, 20). E a maneira que Deus utilizou para ele perceber a necessidade, que necessitava de uma companheira, foi dando-lhe uma tarefa – colocar nome nos animais. Antes, não tinha a consciência desta falta, desta necessidade.
Deus só atendeu a necessidade de Adão quando ele vislumbrou a necessidade! O homem precisava sentir na pele o que significava o sentimento de que lhe faltava algo para completá-lo, de algo que o fizesse pleno. Deus não faz nada antes do tempo – Deus nos permite sentirmos a necessidade/a falta de algo. Já foi comprovado cientificamente que quando dou algo sem que haja a necessidade, o sentimento de falta, eu impeço o amadurecimento/desenvolvimento de funções vitais no ser humano. Deus não nos dá algo, sem que antes exista a necessidade.
Adão sentiu que necessitava de uma companheira e por esta razão, Deus já tinha o plano da criação da mulher – (Gn. 2:21-23). Deus é Deus que supre todas as nossas necessidades. (Fp. 4:19) Amém!
Deus supriu a necessidade de Adão!

3 – MULHER – CONHECENDO O NOSSO CHAMADO

Quando Deus cria a mulher, ele deixa bem claro o seu chamado – Gn. 2:18b – “far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”.
Deus chamou a mulher para desempenhar dois papeis fundamentais.

PRIMEIRO PAPEL – SER AUXILIADORA IDÔNEA – Gn. 1:18

Ser AUXILIADORA (Significa: alguém que o auxilie, que o corresponda, ser alguém que coloca à disposição do marido todas as boas qualidades que há dentro de você para ajuda-lo a se tornar o homem que foi chamado por Deus para ser).
Mulher, Deus te colocou como auxiliadora idônea do homem – te chamou para auxiliar na missão que fora dada ao seu marido – te chamou para andar lado a lado com ele. Para auxiliar.
Ser IDÔNEA (Significa: apta, adequada, pessoa que se acha em condições para desempenhar certos cargos ou realizar determinadas obras).
Este texto nos mostra que o homem não tem condições de cumprir a sua vocação sozinha. Quando Deus utiliza o termo para a mulher ser auxiliadora do homem na sua vocação, em seu trabalho de cuidar do jardim, isso em momento algum é um termo pejorativo. O mundo em que vivemos hoje é que distorceu o real significado do termo. Em Gn 1 e 2 – vemos que a mulher foi criada no mesmo patamar de valores que o homem.
Vejamos, no Velho Testamento temos o próprio Deus como auxiliador do homem e da mulher - Sl. 30:10; 33:20 e 60:11.
Já no Novo Testamento, este temo auxiliador é utilizado para se referir ao Espírito Santo e eu te pergunto: o Espírito Santo é inferior a nós?

Este termo AUXILIADOR é usado para referendar a pessoa de Deus e a pessoa do Espírito Santo!
Porque então se sentir inferior? Porque termos a nossa estima afetada quando somos chamadas de auxiliadoras? Precisamos no libertar de todo o lixo que foi jogado em nós. Mulher, você foi chamada por Deus para ser auxiliadora do seu marido! Amém!
Amadas, quando Deus instituiu o casamento, Deus chamou o homem para ser um líder como Jesus. Assim como Jesus é o cabeça da Igreja, o marido é o cabeça da esposa. Cabe ao marido a liderança sobre nossas vidas. (Ef. 5:23) Devo reconhecer que o marido tem a autoridade principal – Ele é o cabeça!
Mulher, você não precisa competir com ele, mas sim completar-lhe.
Cabe a mulher auxiliar seu ao seu marido,assim como o Espírito Santo auxilia a Igreja. Entenda, se a missão do homem é comparada a missão de Cristo, a missão da mulher é comparada à missão do Espírito Santo.

SEGUNDO PAPEL – SUBMISSÃO – EF. 5:22 – Cl. 3:18 – I Pe. 3:1-2 e Tt. 2:3-5

Este é o segundo papel que Deus nos chamou para desempenharmos – de sermos mulheres submissas. Esta ordenança está em Ef. 5:24; Cl.3:18; I Pe.3:1-2.
Mas O QUE SIGNIFICA SUBMISSÃO? Submissão significa uma ação, sujeição, adesão espontânea à vontade de outrem, encaixar-se na missão do outro, vou encontrar o meu lugar, obediência, respeito. Significa também, render-se em obediência àquela pessoa que Deus colocou sob autoridade da minha vida.
Este termo também tem sido muito deturpado nos dias de hoje, também precisa ser resgatado o seu real sentido, tanto para a mulher quanto para o homem!
O QUE A SUBMISSÃO NÃO É?
Não ter opinião própria. A submissão não tira a sua liberdade de dar opinião, ao seu marido. Não existe nenhuma passagem da Bíblia, que fala que a mulher tem que obedecer cegamente ao seu marido. A palavra deCl. 3:20 – “Filhos obedecei aos vossos pais em tudo!” Seu marido não é teu pai, Deus quer curar a paternidade que está invertida em você! A Bíblia fala para nos submetermos, como? Respeitando! A Bíblia diz que a mulher deve respeitar a liderança que seu marido exerce, ou seja, você tem o direito de não concordar com o seu marido em uma posição, mas faça isso de forma que ele não se sinta desrespeitado. Você tem o direito de manifestar sua opinião em um assunto quando vai de encontro a sua opinião, mas faça isso de forma que ele não se sinta desrespeitado.
Ser escrava. A submissão não te escraviza, ela te dá a liberdade de ser.
Não é falta de valor, pelo contrário, a submissão nos leva à valorização.
Homens, preste atenção: para a mulher o amor vem primeiro. Elas se sentem amadas, através de palavras afetivas, toques afetivos, presentes afetivos, demonstração de afetos.
Mulheres, preste atenção: existe algo que os homens desejam do fundo do coração, muito mais do que serem amados, é serem respeitados. Sabe porquê? Por que para o homem o amor é conseqüência do respeito que você tem para com ele. Um homem não está nem aí, se a sua mulher é carinhosa, se manda bilhetinhos para ele, se manda flores, se faz surpresas – se ela não o respeita como homem, como profissional, se não o admira como indivíduo. Por mais que você seja carinhosa, de nada vai valer se você não o respeita.
Homens se sentem amados com palavras, atitudes e respeito. Se você perguntar a um homem: “Você quer ser amado ou respeitado?” Ele vai responder: ser respeitado! Saber porque? Porque, para o homem o amor é conseqüência do respeito que você tem para com ele. Isto é o que ele deseja! Ser respeitado pela sua esposa!
Homens gostam que suas opiniões sejam consideradas de forma séria, homens querem ser admirados por sua inteligência e força, homens querem ser elogiados pelo seu trabalho no dia a dia, pelo seu desempenho. Homens são seres aparentemente brutos, mas extremamente carentes de reconhecimento de valor e dignidade. São homens em busca de reconhecimento. A mulher que percebe isto, descobre a chave do coração de seu marido.
Os homens em ambientes nos quais eles se sentem importantes, valorizados, respeitados, eles dão o melhor de si. Agora, por outro lado, manifestam o pior que há dentro deles. Sabe porque? Porque eles se sentem ameaçados na sua dignidade!
Mulheres, a sujeição do Homem é diferente a da mulher. Jesus fala para nós hoje homens e mulheres: façam isso por mim! Submetam-se um ao outro, cada um exercendo o papel que foi chamado a desempenhar.
Amadas, os benefícios da submissão são: proteção, realização, segurança, harmonia no lar, exemplo para os filhos, a não difamação da Palavra de Deus, e muito mais. Agora quando a mulher não quer obedecer ao chamado que Deus instituiu para ela ser e desempenhar: auxiliadora idônea e submissa, ela desenvolverá qualidades/atitudes que complicarão a sua caminhada no casamento. Veja o próximo item.

4 – QUANDO A MULHER NÃO EXERCE O CHAMADO, ELA DESENVOLVE QUALIDADES E ATITUDES ERRADAS.

Torna-se uma mulher rixosa/briguenta – Pv. 21:9; 25:24; 27:15
Torna-se uma mulher iracunda – Pv. 21:19;
Torna-se uma mulher murmuradora – Pv. 21:19
Fiz uma matéria na faculdade que me chamou atenção em um dos seus temas – comportamentos e isto que aprendi tornou-se objeto de estudo em minhas relações e gostaria de compartilhar com vocês.
A maioria de nossas brigas não se dá pelo conteúdo de nossa fala, mas sim pelo tom de nossa voz, não é verdade?Mulheres, saiba que, quando usamos um tom masculino para falar com homens, quando levantamos a voz falando de maneira agressiva, sabe o que o homem escuta em seu interior? Um outro homem falando com ele! Com isto ele sai batendo boca, porque ele está falando com uma mulher que fala como homem, pensa como homem, argumenta como homem e aí ele se sente ameaçado por outro homem. Homem não gosta de sentir-se ameaçado por outro homem. É a sua dignidade.
Pois bem, quando acontece uma briga entre Homem e mulher, e a mulher opta por entrar no campo da argumentação tipo homem, ela abandona o campo na qual ela é especialista e passa agir como um homem.
Mulher, Deus te criou de uma forma afetiva, intuitiva e relacional e quando você entra em contenda com um homem que é, lógico, racional concreto em suas argumentações, você despreza como Deus te fez!
Quando um homem escuta uma mulher argumentando como homem, falando como homem, usando tom de voz de homem, seu instinto mais primitivo acende e ele reage como se estivesse falando com um homem. Ele não vai reagir como alguém falando como uma mulher! Não adianta você chamá-lo de grosso! Esses tipos de brigas parecem que não tem fim. Ninguém quer ficar sem dar a última palavra.
Mulheres, se somos exemplos para os nossos filhos, que tipo de filhos estamos gerando? Como vocês acham que os filhos se relacionarão com o pai? Sem respeito, pois sua mãe não deu o exemplo, não respeitou! Lembre-se: A família é responsável pela construção do caráter.
Amadas, a maior arma que você tem quando discute com um homem é a candura e ternura. Você pode até não concordar por um momento, mas a candura e a ternura acumulam brasas vivas sobre a cabeça do homem. Não faça uso das armas próprias dos homens. A mulher que respeita o seu marido, gera filhos com a capacidade de respeitar o seu pai, e os filhos que respeitam a seu pai, geram em seus amigos a capacidade de reverenciarem e o respeitarem. É uma corrente/uma cadeia natural!
Maridos amem a sua mulher como a si mesmo! Esposas tratem o marido com respeito!

5 – A MULHER QUE DESENVOLVE QUALIDADES E ATITUDES ERRADAS, DE QUE FONTE A SUA CONSCIÊNCIA SE ALIMENTA?

Bem, como já falamos antes, estamos vivendo um tempo onde os princípios e valores foram adulterados, mas a Palavra de Deus é imutável, temos que voltar as veredas antigas, para que nos filhos levantem os fundamentos de muitas gerações.(Is. 58:12).
A mulher que não desempenha o chamado que Deus a fez, podemos dizer que a sua fonte tem sido os princípios que regem este mundo, podendo ser de maneira consciente ou inconsciente. E uma das fontes tem sido a cultura do movimento feminista, que emergiu meados da década de 60 e confundiu o papel da mulher, entrou em nossa história arruinando a vida de muitas mulheres e sutilmente tem destruído as relações familiares.
O movimento feminista entrou tirando tudo que tinha expressão de masculinidade, e disse que não servia. Sabe o que este movimento fez conosco nestes últimos 30 anos? Masculinizou mulheres e deixou homens afeminados. Hoje em dia temos mulheres consumidas por esta ideologia feminista que querem fazer de seus maridos esposas.
Estamos vivendo este tempo, onde em muitos lares a figura feminina na casa é forte e a figura masculina é apagada. São atitudes de mulheres que se alimentaram destas sementes podres. Por exemplo: a mulher toma o lugar do marido, assumem a liderança da família em todos os aspectos, anulam o marido, querem dirigir tudo, ter autonomia em qualquer decisão, querem que a última palavra seja a sua, não dão valor à opinião do marido, tem suas próprias amizades, tem seus próprios programas, só pensam em si beneficiar, buscam serem independentes e principalmente, não querem depender financeiramente de seu marido. A mulher não foi feita por Deus para levar esta carga. Agindo desta forma, ela arruína o marido e quebra a ordem de Deus. Também sobrecarrega a si mesma, ficando alterada, nervosa e não conhece o descanso da sujeição. Tudo isto produz uma família infeliz e os filhos são criados com mau exemplo, que vão repetir os mesmos erros quando tiverem seus próprios lares. E atenção: quando istas coisas começam acontecer, é óbvio que o casamento está no caminho errado. É necessário revisar a fundo, procurar as causas, corrigi-las com a ajuda de Deus. O casamento é uma unidade total. Os dois são "uma só carne".
Esta disfunção tem gerado em nossas famílias mulheres masculinizadas e homens afeminados. Precisamos entender que Deus criou o homem na sua masculinidade e a mulher no aspecto feminino e a sua Palavra nos convida a cada um de nós a resgatarmos nossa própria sexualidade.
Satanás tem semeado SEMENTES PODRES! Mulheres, é hora de refletirmos e vermos se há em nós estas sementes. Se houver, é hora de nos arrependermos por termos comido esta semente e voltarmos ao que Deus planejou para nós.
Homens omissos e esposas autoritárias! HOMENS! ALERTA! Este é o alvo de satanás hoje – te destruir, acorda! Mulheres não compactuem com isto!

6 – RECEBENDO PRESENTES DE DEUS.

A mulher que escolhe obedecer ao chamado que Deus à fez, de desempenhar os papéis para serem juntos aos seus maridos: auxiliadora idônea e submissa, Ele concede à elas pelo menos uns quatro presentes. São eles:

1º Presente – Virtudes - Pv. 12:4/31:10 – Deus concede disposição habitual para o bem, para o que é justo. Excelência moral.

2º Presente – Sabedoria - Pv. 14:1 – A mulher sábia edifica a sua casa, edifica vidas.

3º Presente – O privilégio de ser coroa do marido - Pv. 12:4 – “ a mulher exemplar é a coroa do marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos(é como câncer nos ossos.)

4º Presente – O privilégio de ser lembrada pelas gerações – Pv. 31:30 – “ ... a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.” Será lembrada pelo se marido, pelos seus filhos, netos.

Que Deus te abençoe tremendamente com este estudo e te dê a determinação para lutar e cumprir o seu chamado de esposa para honra e glória do Senhor Jesus, gerando filhos saudáveis que possam alegrar o coração de Deus Pai. Amém!

REVISANDO:

O PAPEL DA MULHER NA RELAÇÃO COM O MARIDO:
Orar por seu marido,
Perdoá-lo,Amá-lo,
Respeita-lo,Comunicar-se com tato e jeito,
Encorajá-lo,Submeter-me,Confiar em suas decisões,
A prioridade de Deus para você é a beleza interior -1 Pedro 3:2
Ore para que Deus a oriente a lhe dê a disposição para ser a mulher de 1 Pe.3:I-6.

O PAPEL DA MULHER NA RELAÇÃO COM A FAMÍLIA/FILHOS:
Se ocupar na criação dos filhos (1 Tm.2.15;5.14);
Atender a família e cuidar da alimentação (Pv. 31.21-22);
Cuidar da casa, roupas (Tt.2.5);
Ajudar com a carga financeira (Pv.31.16,14,24); - isto na medida em que seja necessário e possível, evitando ao máximo sair do lar.
Ensinar as sagradas escrituras aos filhos (2 Tm.1.5;3.14-15)
Instruir as mulheres jovens como desempenharem seu papel de esposa e mãe (Tt.2.3-5).

PERGUNTAS PARA AS MULHERES
1)Minha vida é controlada pelo Espírito Santo?
2) Aceito meu marido como ele é?
3) Estou seguindo a liderança do meu marido?
4) Estou vivendo debaixo da proteção de meu marido?
5) Meu marido é prioridade em minha vida?
6) Estou disposta a submeter-me e a obedecer meu marido?
7) Tento ser sexualmente atraente a meu marido?
8) Cuido de minha aparência?
9) Estou atolada em autocomiseração, medo ou depressão?
10) Creio que o coração do meu marido está nas mãos do Senhor?

Nenhum comentário: