quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A PRESENÇA DO VÍRUS H1N1 AGINDO NO MEIO DO CORPO (Igreja) - (Sentido espiritual)

O ESPÍRITO DE DIÓTREFES – 3ª João

(Derrubando a resistência ao Apostólico/Profético)
“O presbítero, ao amado Gaio, a quem amo na verdade. 2 Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma.3 Muito me alegrei ao receber a visita de alguns irmãos que falaram a respeito da sua fidelidade, de como você continua andando na verdade. 4 Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade. 5 Amado, você é fiel no que está fazendo pelos irmãos, apesar de lhe serem desconhecidos. 6 Eles falaram à igreja a respeito deste seu amor. Você fará bem se os encaminhar em sua viagem de modo agradável a Deus, 7 pois foi por causa do Nome que eles saíram, sem receber ajuda alguma dos gentios. 8 É, pois, nosso dever receber com hospitalidade irmãos como esses, para que nos tornemos cooperadores em favor da verdade. 9 Escrevi à igreja, mas Diótrefes, que gosta muito de ser o mais importante entre eles, não nos recebe. 10 Portanto, se eu for, chamarei a atenção dele para o que está fazendo com suas palavras maldosas contra nós. Não satisfeito com isso, ele se recusa a receber os irmãos, impede os que desejam recebê-los e os expulsa da igreja. 11 Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom. Aquele que faz o bem é de Deus; aquele que faz o mal não viu a Deus. 12 Quanto a Demétrio, todos falam bem dele, e a própria verdade testemunha a seu favor. Nós também testemunhamos, e você sabe que o nosso testemunho é verdadeiro. 13 Tenho muito que lhe escrever, mas não desejo fazê-lo com pena e tinta. 14 Espero vê-lo em breve, e então conversaremos face a face. 15 A paz seja com você. Os amigos daqui lhe enviam saudações. Saúde os amigos daí, um por um.”

Muitos ministros tem nos procurado acerca do assunto que é tratado nesta epístola. Nós mesmos temos sido atacados por este espírito, que tem se levantado no meio do corpo, efetuando saques no meio do corpo, impedindo o crescimento da igreja local, uma vez que seu alvo é bloquear o mover profético que tem sido derramado nestes dias. Alguns líderes têm encontrado dificuldade em lidar com este inimigo, nossa proposta e levá-lo a uma reflexão que gere uma liberação em sua vida pessoal e por conseguinte em seu ministério, capaz de conduzi-lo à um crescimento sem perde, livrando sua vida do roubo e saque como ocorrido até então.

Recebemos essa revelação em um compartilhar com um amado filho ministerial, que foi atacado no corpo por este espírito. Hoje temos nos posicionado de forma a encarar esta situação, usando agora, as armas disponíveis pelo Senhor para este enfrentamento.
I. DIÓTREFES - O SIGNIFICADO DE SEU NOME - (Alimentado por Júpter) – V. 9-10
1. Diótrefes era amante dos holofotes – v. 10· No caráter e na conduta, Diótrefes era inteiramente diferente de Gaio. Ele se ama mais do que aos outros. Jesus não ocupava a primazia na vida de Diótrefes. Por isso, ele não acolhida o apóstolo João. A rejeição possivelmente não era doutrinária, mas pessoal.
· Os motivos que governavam a conduta de Diótrefes não eram nem teológicos nem sociais nem eclesiásticos, mas morais. Ele estava ávido de posição e poder. Ele não tinha dado ouvidos às advertências de Jesus contra a ambição e desejo de domínio (Mc 10:42-45; 1 Pe 5:3).
· Diótrefes queria ser o centro das atenções. Ele olhava para João como um rival e não como um apóstolo de Cristo. Satanás estava trabalhando na igreja através de Diófrefes, porque ele estava operando sobre a base do orgulho e da auto-glorificação, as duas principais armas do diabo.
· O orgulho, a soberba é um pecado intolerável para Deus. Na igreja de Cristo todos estamos nivelados no mesmo patamar: somos servos. Não espaço para donos, para chefes, para buscar aplausos de homens. Diótrefes era um líder ditador. Ele impunha sua liderança pela força e pela intimidação. Sua vontade era lei. Ninguém podia ocupar o seu espaço. Cada pessoa que chegava na igreja era uma ameaça à sua liderança. Por isso, ele não dava acolhida a João.
2. Diótrefes era uma pessoa que gostava de projetar-se falando mal dos outros – v. 10ª
· As palavras más e as obras más emanam do maligno. Diótrefes mentiu sobre o apóstolo João. Ele trazia falsas e vazias acusações contra João. Seu prazer era atentar contra a honra daqueles que eram ameaça ao seu orgulho e à sua posição de liderança. Ele cometia o pecado mais abominável para Deus: espalhar intriga entre os irmãos (Pv 6:16-19). A palavra proferindo significa falar absurdo. Não eram apenas ímpias, mas disparatadas. Ele lançava acusações maldosas e sem base.
· Diótrefes era como o rei Saul: em vez de se humilhar e mudar da vida, ele quer destruir aquele que Deus levantou para fazer a obra.
· Diótrefes fala mal de João pelas costas, quando João não estava presente para defender-se (v. 10 a).
· Nós precisamos ter cuidado para não dar guarida a tudo que ouvimos e lemos sobre boatos espalhados contra os servos de Deus. Eles podem estar sendo espalhados por membros de igreja como Diótrefes.
3. Diótrefes era uma pessoa que influenciava negativamente os outros – v. 10b
· Ele não apenas não acolhia João, mas também não acolhia as pessoas ligadas a João e além disso, ele impedia que os outros membros da igreja acolhessem os enviados pelo apóstolo João. Sua influência é para o mal. Ele exerce a sua autoridade de forma doentia, usando a arma da intimidação. Exemplo: Saul matou 85 sacerdotes em Nobe e mandou matar os homens, as mulheres e as crianças simplesmente porque eles receberam Davi na cidade(1 Sm 22:19).
· Diótrefes era um líder controlador, manipulador, ditador. Ele quer controlar a vida das pessoas e impor a elas sua vontade autoritária.
· A mesma Bíblia que nos exorta a não ter comunhão com descrentes (2 Co 6:14-16), com hereges (Rm 16:16-19), nos ensina a acolher uns aos outros (3 Jo 8).
4. Diótrefes exercia a sua autoridade para punir aqueles que discordavam com ele – v. 10c
· “... e os expulsa da igreja”. Diótrefes não tinha nem autoridade nem base bíblica para expulsar as pessoas da igreja. A disciplina que ele praticava era abusiva. As pessoas eram disciplinadas não porque haviam desobedecido a Palavra de Deus, mas porque haviam desobedecido uma ordem autoritária dele.
· A disciplina bíblica não é uma arma nas mãos de um ditador para proteger-se a si mesmo. A disciplina é uma ferramenta para uma congregação usar para promover a pureza e glorificar a Deus. A igreja não é uma delegacia. Ela não trata as pessoas com chibata. A disciplina deve ser exercida com amor.
· Os ditadores na igreja são perigosos. Eles julgam e condenam todos aqueles que discordam deles. Eles lutam não pela glória de Deus, mas pela projeção dos seus próprios nomes. · Concluíndo, Diótrefes difamou a João, tratou com pouco caso os missionários e excomungou os crentes leais porque seu amor era a si próprio e ele queria ter a preeminência. Quando João levanta-se para instruir a Gaio sobre este espírito ele posiciona-se em áreas fundamentais.

II – Se apropriar da autoridade dada por Deus:

A primeira atitude que temos que tomar ao enfrentar esse espírito é assumirmos nossa IDENTIDADE. João deixa claro seu ministério – PRESBÍTERO! Ele inicia esta carta apresentado sua identidade e autoridade. Não dada por homens, mas por Deus.

Presbytero (NT) – zãqên(VT), Presbítero – Possui a conotação de uma pessoa que possui experiência na área, pois sofreu, viu, sentiu o ataque deste espírito no meio do corpo. No sentido de alguém que faz parte de um colegiado de anciãos. Ou seja, este espírito foi discernido entre Senior’s no meio do corpo. Aprenda, João não estava baseando seu posicionamento em impressões pessoais, pois esta situação já havia sido colocada em sujeição entre outros irmãos “presbíteros” homens experientes e tementes ao Senhor.

Lembre-se:
“ Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.” Pv. 15:22
Obs.: Nosso erro quanto líderes é tentarmos enfrentar este espírito sozinhos, sem a cobertura do conselho de pessoas experientes. Não se esqueça que este espírito alimenta-se de Júpiter(O espírito da Grécia). No argumento não venceremos, necessitamos de cobertura de sujeição e poder sobrenatural.

O argumento do espírito de Diótrefes, é que: “ O Pr. decide tudo sozinho!”, “O Pr. É um ditador, controlador!”... Este espírito resiste ao governo TEOCRÁTICO-DEUS GOVERNA ATRAVÉS DE UM UNGIDO!!! Ele pulveriza no corpo a DEMOCRACIA” – O POVO GOVERNA!
Precisamos entender na visão do Reino e discernir entre TEOCRACIA e DEMOCRACIA. Qual a visão do governo de Deus e não do homem. Ele queria implantar o governo do homem.

III – Liberando a mensagem apostólica sobre os filhos fiéis:

É muito oportuno notar o alvo de ataque deste espírito.
O ALVO É ARRANCAR OS FILHOS, pois Gáio era discípulo de fiel, era como um filho para João. Na mitologia grega o pai de Júpter se alimentava dos próprios filhos. Quem se alimenta da Grécia como ele, a qualquer momento quer devorar os filhos, para governar.
GAIO, UM ENCORAJADOR (Significado de seu nome: Alegrria) – V. 1-8
1. Um homem amado - v. 1-2
· O apóstolo João o chama de “amado” três vezes (v.1,2,5). Essa não era apenas uma maneira formal de se dirigir às pessoas. Ele era um homem especial. Era daquele tipo de gente que atraía as pessoas pela sua bondade, pelo seu amor, pelo seu testemunho, pela sua vida.
2. Um homem de vida espiritual saudável – v. 2
· Gaio não tinha riqueza nem saúde na mesma proporção que tinha uma vida espiritual abundante. É possível ser pobre e ser rico espiritualmente. É possível estar doente e ser rico espiritualmente. · Devemos orar pela prosperidade financeira e pela saúde dos crentes. Saúde física é resultado de boa alimentação, exercício, limpeza, descanso apropriado e vida disciplinada. Saúde espiritual é o resultado de fatores similares. Devemos alimentar-nos com a Palavra (Jo 17:17), exercitar a piedade (1 Tm 4:6-7), guardar-nos limpos (2 Co 7:1) e evitar a contaminação do mundo (Tg 1:27). Ao mesmo tempo devemos descansar no Senhor (Mt 11:28-30).
3. Um homem de bom testemunho – v. 3-4
· Gaio era reconhecido como um homem que obedecia a Palavra de Deus e andava na verdade. As pessoas que iam visitar João davam um bom testemunho do exemplo de Gaio. Será que as pessoas que nos conhecem podem dar um bom testemunho a nosso respeito?· Às vezes ficamos desconfortados quando alguém pergunta: “Fulado de tal é da sua igreja? Ou: Eu conheço um dos seus membros muito bem.”· O que levou Gaio a dar um bom testemunho? A Verdade de Deus! A verdade estava nele e o havia capacitado a andar em obediência à vontade de Deus. Gaio leu a Palavra, meditou na Palavra, deleitou-se na Palavra e praticou a Palavra em sua vida diária. O que é a digestão para o corpo, a meditação é para a alma. Não é apenas suficiente ouvir e ler a Palavra. Precisamos digeri-la e fazê-la parte da nossa vida interior.· Gaio andava na verdade e isso trouxe grande alegria a João (v. 4). Não havia dicotomia entre a profissão de fé e a prática. Havia correspondência entre o credo e a conduta, verdade e vida.
4. Um homem que exerce um ministério prático abençoador – v. 5-8
· Gaio era um ajudador da verdade – Ou seja, ele ajudava as pessoas a fazerem a obra de Deus. Você faz a obra com os pés, indo; com as suas mãos contribuindo; com os seus lábios falando e orando. Gaio abriu seu coração, seu bolso e seu lar para acolher os pregadores da Palavra de Deus.
· A segunda carta alerta para o perigo de exercer a hospitalidade com os falsos mestres (v. 7-11). A terceira carta alerta para a necessidade de hospedar e receber os pregadores fiéis da Palavra de Deus (v. 5-8). Gaio era um encorador não apenas para os domésticos da sua comunidade, mas também com os estrangeiros (Hb 13:2).
· Gaio não abriu apenas seu lar, mas ele também abriu seu coração e seu bolso para dar ajuda financeira aos seus hóspedes que pregavam a Palavra de Deus. Ele dava suporte financeiro para que outras pessoas fizessem a obra de Deus (1 Co 16:6; Tt 3:13). Nossa fé deve ser expressa por obras (Tg 2:14-16) e nosso amor por ajuda e não por palavras apenas (1 Jo 3:16-18).

· Qual é a motivação para essa prática de amor de Gaio?

1) Dar suporte aos servos de Deus honra a Deus (v. 6) – Nós nos assemelhamos a Deus quando nos sacrificamos a nós mesmos para servir aos outros. Devemos viver do modo digno de Deus para o seu inteiro agrado. Servir aos servos de Cristo é servir a Cristo (Mt 10:40; 25:34-40).
2) Dar suporte aos servos de Deus é um testemunho aos perdidos (v. 7) – Jesus ensinou claramente que os servos de Deus merecem suporte financeiro (Lc 10:7), mas esse suporte não dever vir dos incrédulos, mas do povo de Deus . Essa foi a atitude do pai da fé, Abraão (Gn 14:21-24). O argumento de João é que os missionários não deveriam receber dinheiro dos pagãos.
3) Dar suporte ou servir aos servos de Deus é obediência a Deus (v. 8a) – O ministério da hospitalidade e do suporte à obra de Deus não é somente um privilégio e uma oportunidade, mas uma obrigação. Paulo deixa esse ensino claro nas Escrituras (Gl 6:6-10; 1 Co 9:7-11; 2 Co 11:8-9; 12:13). Os missionários saíam para pregar em nome de Cristo e não tinham como se sustentar, daí a igreja precisava acolhê-los.
4) Dar suporte aos servos de Deus é tornar-se cooperador da verdade (v. 8b) – Gaio não somente recebeu a verdade e andou na verdade, mas ele também tornou-se cooperador para que a verdade chegasse a horizontes mais longínquos.
Precisamos nos tornar aliados da verdade. Gaio tinha o coração e o bolso convertidos. Sua vida, seu lar, e seu dinheiro estavam a serviço do Reino de Deus. Nós precisamos de crentes como Gaio na igreja: gente que tem uma vida espiritual saudável, obediente à Palavra e que partilha o que eles têm para a proclamação da Palavra.Não esqueçam que APÓSTOLO prioritariamente é PAI! O verdadeiro apóstolo antes de ser uma grande líder deve ser um grande PAI.
Este espírito quer na verdade atingir o PAI/APÓSTOLO João, como não possui autoridade e força espiritual para tanto, leva os filhos pra longe da cobertura da paternidade para destruí-los, da mesma forma que na mitologia Zeus fazia com seus filhos, o único que escapou foi Jupter. Por isso o DNA de Diótrefes está contaminado de rebelião e revolta contra a PATERNIDADE.
Conheço um amado líder que foi caçado por este espírito, como o inimigo não podia tocar-lhe, o filho apostólico mais próximo foi alvejado. Retirado de perto! Adoeceu, como Gaio, quase morreu! Mas glória à Deus, venceu este forte ataque e hoje, está se preparando para voltar a fileira. ALELUIA!!!!!!!!! Amo esses irmãos. Os filhos verdadeiros, ainda que afetados por este espírito, não abandonam! Podem ir mas voltam! Entretanto os que possuem o “fermento dos fariseus”, recebem a semente de Diótrefes, esta germina e frutificada dentro deles, convertendo-se em caçadores de filhos apostólicos.
A arma mais poderosa contra este espírito é agirmos com espírito oposto. Ele quer que endureçamos em áreas fundamentais no Reino. Mas quando somos despertados pelo Espírito Santo e entendemos as verdadeiras estratégias do inimigo, passamos a agir de forma diferente. Sobre aqueles que estão conosco precisamos liberar uma nova unção de amor! Declarar sobre eles: AMADO! Manifestar comprometimento em aliança ESPIRITUAL – “ORO para que tenhas boa saúde”. Afirmar valores no caráter. Expressar o amor de um pai para com um filho!!!
Precisamos agir com espírito oposto ao espírito de Diótrefes, da mesma forma que João agiu. AMAR! ORAR! COBRIR! PROFETIZAR! AFIRMAR! ANDAR JUNTO! LIBERAR PROSPERIDADE EM TODAS AS ÁREAS! SE IMPORTAR COM OS PROBLEMAS DO DISCÍPULO! PERDOAR!
A liderança eclesiástica atual tem respondido aos infectados pelo espírito de Diótrefes com manipulação e controle, domínio. Geramos um ciclo de maldição, onde, liderados que foram massacrados se tornam líderes massacradores. Agindo assim, contribuímos para a perpetuação do espírito de Diótrefes. Talvez em nós mesmo hajam fundamentos de Diótrefes que necessitam ser arrancados e o fundamento do Reino que é Jesus, seja estabelecido definitivamente em nossas vidas.
Agindo como Jesus , estaremos anulando esta estratégia maligna, pois o inimigo quer matar Gaio = Alegria. Ele quer ROUBAR A ALEGRIA NO MINISTÉRIO, LEVAR O LÍDER A DEPRESSÃO, IMPEDIR A PALAVRA PROFÉTICA DE SER LIBERADA, ATACAR O APOSTÓLICO/PROFÉTICO, impedindo assim o avanço do Reino de Deus.

Nossa oração é para que você, deixe o Espírito lhe mostrar as possíveis influências de Diótrefes em sua vida e ministério. Se mova em arrependimento e humilhação, acessando o Espírito de revelação, sabedoria e pleno conhecimento de Deus, impedindo, na força dEle, os saques que até então víamos ocorrer em nossas congregações e nos sentíamos atados. Então cheios da unção e poder de Deus, possamos confrontar este espírito pessoalmente(3 Jo 13).
Deus te abençoe poderosamente!

No Amor do Eterno,
Prs. AnJo

Nenhum comentário: